Logo ZooLive

Horário de funcionamento: Seg a Sexta das 9h às 18h / Sábado das 9h às 15h

Agende agora! Resultado de Exames

Whatsapp:

(13) 99695-9100

Cuidados específicos com raças de cachorros e gatos

Atenção, tutores! Sabemos que um animal requer muitos cuidados e responsabilidades. Embora seja um privilégio e ter um novo amigo nos torne mais felizes, não podemos esquecer que esta decisão determinará a nossa vida e o nosso dia a dia. Além de muito amor, os pets necessitam de vigilância constante, cuidados médicos, alimentação adequada e atividades físicas. No entanto, algumas raças de cães e gatos possuem características específicas e necessitam de alguns cuidados especiais. 

 

#Cuidados especiais com seu cão 

Adotar um novo amigo deve ser uma atitude tomada após muita reflexão e uma longa conversa com a família. São animais que requerem e merecem muito cuidado, carinho e atenção com a saúde. Entre todas as raças de cães do mundo, existem algumas específicas que necessitam do olhar vigilante do dono, seja por característica físicas ou comportamentais. Confira:  

 

  1. Labradores e Golden 

Já que são animais de grande porte, é bastante comum aparecer problemas em suas articulações, especialmente na área do quadril. É de extrema importância focar em uma alimentação rica em nutrientes que vá fortalecer e manter a saúde das cartilagens e dos ossos do seu amigo.  

 

  1. Buldogues Pugs  

Seu amigo ronca dormindo? Por terem o focinho curto anatomicamente, é comum os Pugs e os Buldogues apresentarem diversos problemas respiratórios. Essa característica dificulta a regulagem da temperatura do corpo desses animais, que nos cachorros é feita pelo nariz. Evitar passeios em horários com a incidência solar forte, cuidar da alimentação e manter o animal bastante hidratado são cuidados essenciais para essa raça! 

 

 

 

  1. Yorkshire 

Embora seja um animal de estimação pequeno e adaptável que pode viver perfeitamente em um apartamento, o Yorkshire também precisa de exercícios e uma atenção especial com a saúde do coração e dos olhos. Uma boa alimentação (existem rações específicas para as necessidades desta raça) e cuidados veterinários são cuidados importantes para essa raça.  

 

#Cuidados especiais com seu gato 

Que os gatos são animais naturalmente exigentes, todo mundo já sabe! Mas você sabia que algumas raças de gato necessitam de cuidados especiais? Pois é verdade, confira:  

 

  1. Sphynx, o famoso gato sem pelo 

A falta de pelos dos Sphynx não significa que essa raça é mais fácil de cuidar. Se por um lado o dono não precisa se preocupar com escovação regular ou com a formação de bola de pelos, por outro, o Sphynx requer atenção redobrada com a sua pele justamente por causa da falta de pelagem.  

Com a falta dos pelos, que formam uma camada de proteção, o Sphynx fica mais vulnerável a problemas como queimaduras de sol e dermatites. Essa raça requer o uso de protetor solar todos os dias, até mesmo se ficar dentro de casa, principalmente se ele gosta de ficar na janela ou no chão para tomar um solzinho. 

 

  1. Gato Siamês, melhor não deixar sozinho em casa, viu? 

Essa raça é muito da paz e amor, mas sabe aquela famosa história que os gatos amam ficar no cantinho deles, sem serem incomodados? Não é o que acontece com o Siamês. Na verdade, os melhores momentos do dia para essa raça são quando estão bem pertinho da sua família e podem ficar bem irritados se deixados sozinhos por muito tempo.  

 

 

  1. Gato Persa 

Com essa linda pelagem, também vem uma grande responsabilidade, já que manter a aparência dos pelos da raça Persa exige alguns cuidados e, principalmente, paciência. As escovações devem ser diárias para evitar que os pelos fiquem embaraçados e também para evitar possível acúmulo de sujeira e doenças de pele.  

 

Não importa qual a raça do seu amigo, é necessário levar o seu animal de estimação a consulta com o veterinário constantemente. Muitas doenças podem ser evitadas com a prevenção e ajuda de um profissional. Esteja sempre atento a qualquer mudança de comportamento ou hábito do seu animal, pois isso pode sinalizar alguma patologia.  

Be the first to comment on "Cuidados específicos com raças de cachorros e gatos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*