Logo ZooLive

Horário de funcionamento: Seg a Sexta das 9h às 18h / Sábado das 9h às 15h

Agende agora! Resultado de Exames

Whatsapp:

(13) 99695-9100

Artrose nos pets: como prevenir e tratar!

A artrose, também conhecida como osteoartriteosteoartrose ou artrite é uma doença degenerativa que atinge as articulações dos petssendo a causa mais comum de dor crônica nos cães e gatosEsses termos podem significar a mesma patologiasendo mais presentes em cachorros e felinos idosos, com doenças congênitas ou acima do peso. Quando não são feitos os tratamentos corretos, essa doença pode gerar sofrimento e perda de qualidade de vida aos nossos peludos. 

 

#Quais são as causas?  

Na maior parte das vezes, a artrose é provocada por problemas de desenvolvimento. Normalmente, os cães e gatos entre 8 e 13 anos são os mais atingidos por essa doença, já que praticamente todos os idosos têm alguma complicação nas articulações.  

O tamanho do seu pet também é um dos fatores que pode justificar a condição. Geralmente, os pets de raças maiores possuem maior predisposição. Além do mais, a falta de uma dieta balanceada pode levaa obesidade e faz com que as articulações tenham que fazer maior esforço para suportar mais peso do que deveriam. 

 

#Quais sãos os sintomas da doença? 

Dentre os sintomas que o animal pode apresentar, os principais são: dificuldade ao se locomover, perda na amplitude do movimento (na hora de andar ou fazer qualquer atividade), sensibilidade na região acometida, alteração na temperatura local, mudança de comportamento, agressividade ao ser tocado, dificuldade no movimento ao defecar e/ou urinar. 

 

#Como é o diagnóstico? 

O diagnóstico mais preciso da doença é feito por um médico veterinário através de um exame clínico completo e de raio-x. Outros exames laboratoriais também podem ser solicitados. Nem sempre os sintomas descritos acima são indicativos de artrite, por isso é de extrema importância a avaliação por um profissional. 

 

#Qual o tratamento? 

Na maior parte das vezes, é utilizado anti-inflamatórios que melhoram as dores locais e ajudam no retorno da mobilidade das partes afetadas. Em casos muito graves da doença, a intervenção cirúrgica pode ser a única solução, com o intuito de eliminar os osteófitos (uma formação óssea que se desenvolve na extremidade de um ossoque obstruem as articulações ou até mesmo a artrose. Na cirurgia pode ser necessário o uso de implantes metálicos. 

 

#Como prevenir a doença?   

Como falamos anteriormente, uma das principais causas da artrose nos pets envolve a obesidade. Para evitar que o tamanho do seu amigo se torne uma complicação, o melhor a se fazer é manter uma dieta balanceada, saudável e uma rotina de exercícios. O médico veterinário é a melhor pessoa para indicar quanto o animal deve consumir e qual o tipo de ração ideal para o seu amigo.  

O Zoo Live reúne o que há de mais moderno em equipamentos e diversidade de exames laboratoriais e raio-x, além de novas especialidades da medicina veterinária para assegurar um diagnóstico objetivo e confiável para o seu melhor amigo. Entre em contato conosco!  

 

Be the first to comment on "Artrose nos pets: como prevenir e tratar!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*