Logo ZooLive

Horário de funcionamento: Seg a Sexta das 9h às 18h / Sábado das 9h às 15h

Agende agora! Resultado de Exames

Whatsapp:

(13) 99695-9100

Especialização em Medicina Veterinária: qual é a melhor escolha?

Fazer uma especialização em medicina veterinária é uma das maneiras mais eficazes de se destacar profissionalmente. Pessoas que começaram a cursar agora uma graduação em medicina veterinária, ou estão procurando saber mais sobre a área, muitas vezes imaginam que o campo de trabalho do profissional veterinário se resume apenas a pet shops e clínicas de pronto-atendimento. 

Para esclarecer esse tipo de pensamento, o post de hoje traz algumas áreas de especialização em medicina veterinária que podem ser exploradas por esses profissionais. Mas para começar, que tal entendermos a necessidade de uma especialização? 

 

Entendendo o porquê da especialização em medicina veterinária 

 

Assim como acontece em outras áreas profissionais, a graduação em Medicina Veterinária oferece por si só uma série de conhecimentos e experiências aos estudantes. Mas o conhecimento aprofundado sobre a área amplia os horizontes desses profissionais, mostrando que as possibilidades de especialização são diversas. 

E antes de qualquer coisa, é bom saber que não é necessário escolher apenas uma. Mas se destacar em alguma delas certamente dará mais chances para que esse profissional possa sair na frente em um momento de contratação. 

Optar por uma especialização em medicina veterinária não serve apenas para turbinar um currículo, mas também para atualizar conhecimentos de profissionais que já estão ativos na área há algum tempo. Quando falamos em Medicina Veterinária é importante ter em mente que novas pesquisas, tratamentos e informações são divulgadas a todo momento. Dessa forma, a especialização coloca o profissional em contato direto com o que existe de mais novo na área. 

Além de todas essas vantagens, a especialização em medicina veterinária é uma ótima forma de se fazer contato com outros profissionais da mesma área. Trocar conhecimentos com professores e colegas de profissão é um ótimo caminho para iniciar um novo projeto profissional em parceria, por exemplo. 

Agora que já falamos sobre as vantagens de uma especialização em medicina veterinária, vamos explorar quais as mais procuradas: 

 

Veterinária esportiva 

 

Essa especialização da medicina veterinária acompanha a saúde dos animais que participam de competições esportivas. É o profissional que vai se especializar no tratamento de lesões futuras desencadeadas pelo tipo de exercício ou prática esportiva. 

Não confundir com o profissional que fiscaliza o estado dos animais, em busca de algum efeito de substâncias proibidas para o local ou prática. A esse, a especialização é Perícia na Medicina Veterinária. 

 

Pesquisa 

 

O profissional que se identifica com essa especialização vai focar seu empenho na área de estudos, trabalhando muitas vezes em laboratórios. Questões como reprodução, clonagem, transgenia e melhoramento genético fazem parte do dia a dia de quem trabalha com pesquisa veterinária. 

É uma área ainda pouco procurada e que segue em desenvolvimento aqui no Brasil. 

 

Agronegócio 

 

A especialização em agronegócio leva o profissional para a área de produção animal. Ele auxilia tanto nos cuidados com a saúde dos animais, cuidando da nutrição e prevenindo o surgimento de doenças, quanto no meio de produção de alimentos que tenham origem animal como carne, ovos e leite. 

O número de estudantes e profissionais de Medicina Veterinária interessados nessa área é bem menor, o que aumenta a oportunidade de vagas. 

 

Saúde Pública 

 

Com essa especialização o profissional vai lidar com a prevenção e controle de doenças passadas de animais para os humanos, ou seja: as zoonoses. 

Além do trabalho de campo e em instituições públicas, o profissional que escolhe essa especialização também pode atuar em laboratórios através de concursos públicos. 

 

Clínica e Cirurgia 

 

Essa especialização é uma das mais populares e procuradas na medicina veterinária. Os profissionais que a escolhem prestam atendimento aos animais domésticos em clínicas ou hospitais. 

Atuando em pronto-atendimento, emergências, exames e cirurgias, quem opta por essa especialização também pode buscar aprofundamento em áreas como: ortopedia, nutrição animal, ultrassonografia, dermatologia, odontologia, entre outros. 

 

Dermatologia 

 

Um dos problemas mais comuns em animais domésticos são os de origem dermatológica. Ela é uma opção para o profissional que deseja se aprimorar na realização de diagnósticos e aprender métodos mais eficazes de tratamento.  

 

Continue atualizando seus conhecimentos de forma eficaz 

 

Para quem reside na Baixada Santista e está buscando por especialização em medicina veterinária é bom ficar de olho e acompanhar os canais oficiais do Zoo Live Medicina Veterinária. 

Além de prestar atendimento realizando diagnósticos e diversos tipos de exames clínicos, o Zoo Live promove com bastante frequência pequenos cursos e encontros com especialistas  em medicina veterinária. É a oportunidade perfeita tanto para estudantes, quanto para profissionais de medicina veterinária atualizarem conhecimentos. 

Para acessar o Facebook oficial, clique aqui e caso se interesse pelo Instagram, clique aqui. 

Be the first to comment on "Especialização em Medicina Veterinária: qual é a melhor escolha?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*